terça-feira, 30 de março de 2010

Chili com Carne & Chocolate

Este foi o prato principal do jantar de aniversário da minha irmã. É uma receita do Jamie Oliver do livro "Dias Felizes". Segundo o Jamie o prato sabe melhor no dia a seguir e tem toda a razão. Como sobrou bué de chili, voltámos a comer no domingo e os sabores estavam muito mais apurados. À receita original acrescentámos a paprika, o colorau, o sumo de lima e o molho de chocolate.

Para 4 pessoas
- 2 cebolas médias
- 1 dente de alho
- azeite
- 2 c. de chá de piripiri em pó
- 1 malagueta vermelha fresca, sem sementes e picada
- 1 c. de sopa de cominhos em pó
- 1 c. de sopa de colorau
- 1 c. de sobremesa de paprika
- sal
- 500 g de carne picada
- 1 frasco de tomates secos ao sol, em conserva de azeite (há no Pingo Doce, no corredor da polpa de tomate)
- 1 lata grande de tomate pelado
- 1 pacote pequeno de polpa de tomate
- 1 pau de canela
- 1 lata grande de feijões vermelhos
- sumo de 1 lima

1. Tritura as cebolas e o alho num processador de alimentos e refoga num pouco de azeite até amolecerem. Junta o piripiri em pó, a malagueta, os cominhos, o colorau, a paprika e um pouco de sal. Depois junta a carne picada e mexe sempre até ganhar cor.

2. Tritura os tomates secos com o azeite do frasco para fazer uma pasta. Acrescenta-os à carne, junta com os tomates em lata, o pau de canela e um copo de água. Rectifica os temperos, se necessário.

3. Deixa levantar fervura, tapa com a tampa do tacho e a seguir reduz o lume para o minímo e deixa cozer durante 1 hora e meia. Junta os feijões de lata e deixa cozer mais meia hora. Retira do lume e mistura o sumo de lima.

4. Serve com pão rústico e uma colherada de molho de chocolate.

Sem comentários: